Gorduras comestíveis, óleos e alimentos gordurosos oxidam lentamente durante o armazenamento e alguns deles produtos oxidados causam rancidez e deterioração das propriedades sensoriais. Outro efeito crítico é a perda de qualidade nutricional devido à destruição de óleo solúvel vitaminas.
Alimentos que podem requerer estabilidade incluem: a maioria dos óleos comestíveis, margarina, gordura do leite, alimentos fritos, como batatas fritas, nozes torradas, sopas secas, caldo e temperos, carne seca, peixe congelado e óleo de peixe, goma de mascar, vitamina concentrada, aromas e óleos essenciais.
Pelo uso de processo e práticas aprimoradas, materiais e técnicas modernos de embalagem de alimentos e aplicação de antioxidantes de qualidade alimentar, muitos desses problemas podem agora ser controlados. Entre antioxidantes de fontes naturais, alguns flavonoides possuem alta atividade antioxidante, estando presente no complexo Bioflavonoides cítricos 45% HPLC.
Devido ao seu efeito antioxidante e sinérgico com a vitamina C, o CBC 45% pode ser utilizado como ingrediente em alimentos suplementados.
O CBC 45% é um produto em pó estável, pode ser tratado com segurança para incorporação em produtos dietéticos e funcionais.