Os processos de obtenção de flavonóides a partir da casca e pericarpo da laranja doce são bem conhecidos. Um dos produtos de interesse para medicamentos é a Hesperidina. Esse flavonóide é conhecido por ser efetivo no tratamento de distúrbios dos vasos sanguíneos como: Venotônico, circulação sanguínea, hemorróidas, varizes e má circulação nas pernas.
A partir da Hesperidina, há um processo posterior para a obtenção da Diosmina, conhecida por melhorar a condição do paciente por realizar funções como: suprimir a expressão de enzimas inflamatórias e citocinas pró-inflamatórias, aumentar a contratilidade do músculo liso para controlar o tônus venoso, aumentar a contratilidade linfática para diminuir o edema e controlar os fatores oxidativos e inflamatórios induzidos pela hipertensão venosa.
Estudos indicam que há um sinergia positiva quando os dois flavonóides são utilizados em conjunto em uma proporção de 90% Diosmina e 10% Hesperidina.
A partir de diversos estudos, melhorias de processos e novas tecnologias, foi possível obter a Fração de Flavonóides Purificada Micronizada ou também conhecido como MPFF (MICRONISED PURIFIED FLAVONOID FRACTION). É um produto purificado, cujo processo é uma extração sem solventes residuais para obter um extrato com a presença desses dois flavonóides na proporção cuja sinergia são efetivos. Não há mistura de componentes, o extrato é obtido naturalmente com as frações de flavonóides.
Outra vantagem do extrato, são as taxas de dissolução e absorção que aumentam devido à micronização de seus ingredientes ativos. O processo de micronização melhora a exposição aos metabólitos derivados da MPFF, responsáveis pela sua atividade farmacológica.